Em prol do direito à informação, Campanha pela Libertação de Julian Assange reúne entidades e movimentos sociais na Associação Brasileira de Imprensa

 

Ato pela libertação de Julian Assange reúne entidades e movimentos sociais na ABI. Crédito: Alessandra S. Brites

No dia 17 de maio, às 18h30, no auditório Belisário de Souza, 7º andar, da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Rio de Janeiro, a Campanha pela Libertação de Julian Assange - Brasil realizou um ato que reuniu movimentos sociais, entidades que apoiam a causa e abriu o calendário de atividades da nova diretoria da ABI. Entre as diversas questões que foram mencionadas pelos representantes das instituições presentes estão a importância do direito à informação, à liberdade de imprensa e à exposição da verdade sobre o que ocorre nos bastidores dos poderes político e econômico. O evento iniciou com as falas da mesa formada por Maria Luiza Franco Busse, diretora de cultura da ABI, Carlos Gustavo Tamm Moreira da Associação Cultural José Martí do Rio de Janeiro (ACJM-RJ), André de Paula da Federação Internacional dos Sem Teto (FIST) e Luiz Mário Dias do Movimento Privatizar faz Mal ao Brasil.

Nas palavras da diretora cultural que abriu o ato: “a condenação de Assange representa uma ameaça de dimensões incalculáveis, tanto para nós jornalistas quanto para os cidadãos que presam pelo direito à informação”. Já Wadih Damous, ex-deputado federal pelo Rio de Janeiro (PT) e ex-presidente da Ordem dos Advogados no Rio falou da importância das denúncias realizadas pelo fundador da Wikileaks que expuseram informações de extrema importância e negadas ao grande público: “Esta campanha pela liberdade de Assange é algo que se impõe a todos nós. A quem, ao longo dos tempos, luta pela democratização da informação, que luta por liberdade de imprensa, por liberdade democrática. Assange prestou um serviço extraordinário aos povos de todo o mundo. Ele atuou em favor da humanidade. Sabemos o que significa esta extradição para os EUA: a morte física dele. Lá ele é tido como inimigo. Eu repito aqui o que disse o presidente Lula: Assange é o herói dos nossos tempos”.

Carlos Gustavo Tamm Moreira (ACJM-RJ) salientou que esta luta deve ser de todos os cidadãos honestos do mundo em defesa de direitos fundamentais. “Este episódio representa de forma cristalina a hipocrisia do império estadunidense que costuma se vender como a pátria da liberdade, dos direitos, da democracia, mas na verdade não respeita o direito nem do seu povo, nem dos outros povos do mundo”. Segundo ele, o Movimento de Solidariedade à Cuba apresenta similaridades com a causa de Assange, pois ambos são adeptos da luta contra a imposição de leis imperiais extraterritoriais.

Para André de Paula (FIST), Assange é um herói internacionalista que revelou de maneira escancarada a ditadura do império e que democratizou a informação. “Nós que fomos prisioneiros políticos, tivemos uma pequena demonstração da perversidade humana, mas a que atinge Assange é algo imensurável, uma tortura contínua”. Segundo ele, lutar pela libertação do ativista é atuar em favor da própria libertação do Brasil do Bolsonarismo e de seus seguidores no judiciário e outros segmentos sociais. Luiz Mário Dias do Movimento “Privatizar faz Mal ao Brasil”, que atua pela defesa da Petrobrás como empresa Estatal, lembrou a espionagem dos EUA sobre a ex-presidente Dilma e a própria Petrobras. “Se a Dilma foi espionada, assim como a Petrobrás, e isso está nos documentos que Assange divulgou, por que devemos pagar qualquer coisa a quem nos roubou?”. Em sua fala, ele ainda salientou a necessidade de reconquistar todo o patrimônio nacional privatizado.

Na ocasião, o deputado federal pelo Rio de Janeiro (PDT) Paulo Ramos, através de vídeo enviado, fez questão de salientar que: “Muitos dizem que imprensa livre é um dos sustentáculos da democracia. Se falam realmente isso, é preciso ser engajado na luta pela libertação de Assange e pela sua contribuição ao jornalismo investigativo”. O ato ainda contou com uma contribuição do Grupo Tortura Nunca Mais que enviou um texto com extensa biografia do jornalista. Em 2014, o Grupo concedeu a medalha Chico Mendes ao Assange. Saiba mais sobre a trajetória do ativista aqui. Eliete Ferrer, da Casa da América Latina (CAL), também participou do ato lendo a carta escrita por Anita Prestes.

Nesta manifestação, a professora da UFRJ relembra a luta de seus pais Luiz Carlos Preste e Olga Benário contra o nazifascismo e recordou que foi salva pela solidariedade internacional. Anita Leocadia Prestes nasceu em 27 de novembro de 1936 na prisão de mulheres de Barnimstrasse, em Berlim, na Alemanha nazista. “Foram a força e a pressão exercidas por esse movimento de solidariedade que garantiram minha libertação. Eis a razão por que me considero filha da solidariedade internacional. A solidariedade internacional tem o dever de salvar agora a vida de Julian Assange”, recorda a filha de Prestes. Para ler a carta de Anita na íntegra clique aqui.

Lícia Hauer da Associação Cultural José Martí do Rio de Janeiro leu aos presentes o primeiro rascunho da campanha. “...A liberdade do ser humano passa pelo direito ao conhecimento e à informação, na construção de um caminho para um mundo melhor. Ao participar desta campanha pela libertação de Julian Assange estamos defendendo, enfim, a nossa própria liberdade”. Para ler o texto final do manifesto assinado por entidades, movimentos sociais e jornalistas, clique aqui. 

Outros representantes de instituições que abraçam a causa aproveitaram o momento para apoiar o jornalista e relacionar a luta dele a outras promovidas ao redor do mundo. O presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro (SJMRJ) Washington Machado salientou a importância da causa defendida por Assange a todas as frentes de libertação, em especial a luta anticolonial do Saara Ocidental. Maristela Pinheiro do Comitê de Solidariedade ao Povo Palestino (CSPP) enfatizou que o ativista da Wikileaks denunciou e alertou sobre os crimes de guerra na palestina. Claudio Maratona da FIST apontou para a situação brasileira, hoje bastante vigiada e controlada por Washington. Segundo ele, é preciso instigar o povo para a luta e libertação do Brasil do império estadunidense.

Na mesma linha de Maratona, Raul Pedreira da Unidade Popular (UP) disse que a Organização do Tratado do Atlântico Norte e seus aliados realizam massacres a povos em nome da defesa da liberdade, mas apenas estão atuando em prol dos interesses do grande capital. De acordo com ele, Assange está sendo perseguido pelo chamado Lawfare do ocidente justamente por denunciar as reais intenções das grandes potências nestas guerras. Felipe Annunziata, representando o Mandato Glauber Braga, afirmou que o ativista trouxe esperança aos povos e à luta pelo fim da opressão, já que suas denúncias impulsionaram diversas organizações políticas e sociais a combaterem o fascismo, possibilitando o avanço das lutas populares. Ele ainda lembrou que a grande mídia não pode mais negar os crimes cometidos pelos EUA e seus aliados após os documentos secretos vazados por Assange. Ele ainda enfatizou o comprometimento de Glauber Braga com todas as lutas sociais, a importância de derrotar o Bolsonarismo nas urnas e eleger um governo popular que lute pela libertação e pela causa de Assange.  

Guilherme Carneiro Leão do Centro Cultural Antônio Carlos de Carvalho (CeCAC) afirmou que há sim nazistas na Ucrânia ainda que a grande mídia negue. Ele conclamou a todas as forças populares a juntas propagarem a campanha em prol de Assange, no intuito de acabar com a censura imposta a muitos jornalistas, inúmeras vezes impedidos de revelar verdades inconvenientes para governos e outros grupos poderosos

Alessandra Scangarelli Brites

Jornalista (PUCRS), editora-chefe da Revista Intertelas, especialista em política Internacional (PUCRS) e mestre em estudos estratégicos internacionais (UFRGS)


Fotos do Ato


Maria Luiza Franco Busse, diretora de cultura da ABI. Crédito: Alessandra S. Brites

Wadih Damous, ex-deputado federal pelo Rio de Janeiro (PT) e ex-presidente da Ordem dos Advogados no Rio. Crédito: Alessandra S. Brites

Carlos Gustavo Tamm Moreira da Associação Cultural José Martí do Rio de Janeiro (ACJM-RJ). Crédito: Alessandra S. Brites

Crédito: Alessandra S. Brites

Crédito: Alessandra S. Brites

André de Paula da Federação Internacional dos Sem Teto (FIST). Crédito: Alessandra S. Brites

Luiz Mário Dias do Movimento Privatizar faz Mal ao Brasil. Crédito: Alessandra S. Brites

Lícia Hauer da Associação Cultural José Martí do Rio de Janeiro, Lícia Hauer. Crédito: Alessandra S. Brites

O presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro (SJMRJ) Washington Machado. Crédito: Alessandra S. Brites

Maristela Pinheiro do Comitê de Solidariedade ao Povo Palestino (CSPP). Crédito: Alessandra S. Brites

Eliete Ferrer, da Casa da América Latina (CAL). Crédito: Alessandra S. Brites

Claudio Maratona da FIST. Crédito: Alessandra S. Brites

Raul Pedreira da Unidade Popular (UP). Crédito: Alessandra S. Brites

Felipe Annunziata, representando o Mandato Glauber Braga. Crédito: Alessandra S. Brites

Guilherme Carneiro Leão do Centro Cultural Antônio Carlos de Carvalho (CeCAC). Crédito: Alessandra S. Brites


Assista ao vídeo do deputado federal pelo Rio de Janeiro (PDT) Paulo Ramos, enviado especialmente para o Ato


Assista a alguns momentos do Ato pela Libertação de Julian Assange no vídeo abaixo 











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Anita Leocadia Prestes: "Salvar a vida de Julian Assange - Obrigação de todos os homens e mulheres de bem!"

FAMÍLIA DE ASSANGE PARTICIPA DE AUDIÊNCIA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS