Juiz do tribunal espanhol convoca o ex-diretor da CIA, Mike Pompeo, para testemunhar sobre a veracidade de um plano arquitetado para sequestrar e assassinar Assange
Mike Pompeo, ex-secretário de Estado dos EUA e ex-diretor da CIA. Crédito: AFP. |
O juiz da Audiência Nacional (tribunal espanhol) Santiago Pedraz concordou em convocar Mike Pompeo, ex-secretário de Estado dos EUA e ex-diretor da CIA, como testemunha para explicar se a agência de inteligência e o governo dos EUA, durante o mandato de Donald Trump, traçou um plano, em 2017, para sequestrar e assassinar o fundador do Wikileaks, Julian Assange, conforme revelado por uma investigação jornalística do Yahoo News.
Segundo fontes consultadas pela ABC, Pompeo foi convocado em junho deste ano, embora possa comparecer por videoconferência. A mesma resolução concorda em chamar William Evanina, um ex-funcionário de contra-inteligência dos EUA que supostamente fez declarações apoiando essa inicitiva. Pedraz tomou esta decisão depois que o promotor Carlos Bautista manifestou-se a favor da petição apresentada pelo advogado Aitor Martínez que, junto com Baltasar Garzón, defende Assange.
Fonte: ABC Espanha. Tradução: Alessandra Scangarelli Brites - Revista Intertelas
Comentários
Postar um comentário